
Atendimentos
Os atendimentos são realizados por turmas com o objetivo oferecer aos aprendizes/usuários de auxiliá-los a boas maneiras e posturas nas atividades bem como levar para a sua realidade na família. Os atendimentos especializados, alguns são realizados individualmente outros por turmas.
PROAL - PROGRAMA DE ATIVIDADES LABORAIS
Conhecido como PROAL, esse programa é voltado para atendimentos de jovens e adultos sem perspectiva de encaminhamento ao mercado de trabalho ou inserção em programas de qualificação profissional e que possuem funcionalidade para desenvolver uma atividade laboral. Seu público-alvo são pessoas com deficiência intelectual, associadas ou não a outras deficiência e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O programa tem como principal objetivo oferecer aos aprendizes/usuários a oportunidade de realizar uma atividade laboral e acessar conhecimentos, como é seu direito.
PROEP - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
A educação profissional é uma modalidade educacional que está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), tem como objetivo preparar as pessoas para o exercício de uma profissão e desta forma ser inserido no mercado de trabalho e também possibilitando a sua inclusão social.
Oferecer à pessoa com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências, a Educação Profissional, como também realizar o encaminhamento e o acompanhamento de pessoas com deficiência (intelectual, mental, sensorial, física, múltipla) no mercado de trabalho.
O programa é dividido em 4 etapas:
1- Iniciação para o trabalho
2 - Qualificação profissional
2 - Habilitação profissional
4 - Estágio, contrato de trabalho e colocação no mercado de trabalho
Quais os critérios para frequência no PROEP?
Possuir diagnóstico de deficiência intelectual leve ou moderada, associada ou não a outras deficiências, e ou transtorno do espectro autista – TEA. Com idade a partir dos 14 anos sendo que até os 17 anos 11 meses e 29 dias, devem estar matriculados na rede regular de ensino, conforme a Lei Nº 12.796, de 4 de abril de 2013, que em seu Artigo 4º estabelece a idade escolar obrigatória. Apresentar perspectiva de ingresso no processo de qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho, após avaliação de equipe multiprofissional. É necessário a assinatura dos responsáveis legais do Termo de Compromisso, no ato do cadastramento, incluindo o termo de autorização para participar da Atividade de Locomoção, ciência dos objetivos e prazo deste programa, saídas de estudo, divulgação da imagem e depoimento.
ATENDIMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Atendimentos com profissional de Educação Física são atendidos por turmas, com exceção atendimentos na estimulação precoce que são individuais.
O objetivo da educação física deve ser a organização da motricidade do indivíduo, por meio de um programa educacional que atenda a seus interesses, buscando a harmonia entre as necessidades individuais e do grupo. Dessa forma, ele realizar movimentos considerados fundamentais, como a manipulação, a locomoção, a estabilização, o equilíbrio, entre outros.
ATENDIMENTO EM TECNOLOGIA
Atendimentos com o profissional da área da tecnológica são atendidos por turmas e individual.
Nesta modalidade utilizamos principalmente do computador e periféricos com o objetivo de estimular ao aprendizado e adentrar no mundo da internet, fazendo com que o indivíduo compreenda o mundo ao seu redor e tenha mais independência no mundo das tecnologias.
SAE TEA - SERVIÇO DE ATENDIMENTO ESPECÍFICO / TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
O Serviço de Atendimento Específico (SAE) é um serviço pedagógico destinado ao desenvolvimento e à manutenção de habilidades funcionais e cognitivas, visando à aquisição de conhecimentos e comportamentos que sejam essenciais aos usuários atendidos, no sentido de promover a sua independência e autonomia, para que eles tenham mais participação na sociedade.
As habilidades cognitivas dizem respeito à percepção, atenção, memória, habilidade ou capacidade de categorizar eventos, formar conceito, resolver problemas, dos mais simples aos
mais complexos, que estão relacionadas ao pensamento e à criatividade.
Já as habilidades funcionais referem-se àquelas que são úteis e necessárias para promover a independência, a autonomia e a participação dos indivíduos no meio social e familiar.
O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento em que a pessoa apresenta dificuldade de comunicação e em relacionamentos sociais, além de comportamentos repetitivos e peculiares, e interesses restritos. É importante compreender que as pessoas com autismo são muito diferentes entre si, não havendo um autista igual ao outro. Também é importante entender que, de acordo com as intervenções que forem realizadas, as características podem se tornar mais tranquilas.
SAE - SERVIÇO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
No Serviço de Atendimento Específico são trabalhadas atividades que busquem a desenvolver novas habilidades e exercitar habilidades já adquiridas de maneira a desenvolver suas potencialidades.
O atendimento se dá à jovens com deficiências com idade a partir de 16 anos, com vista a prepará-los para uma futura profissionalização, realizando um trabalho voltado para o oferecimento de alternativas de produção em que o usuário possa se identificar, através de atividades com características prioritariamente pedagógicas.
As atividades de AVD (atividades da vida diária), socialização, linguagem, psicomotricidade e cognição agora estão mais voltadas para a construção da vida adulta, com maturidade e autonomia, tanto quanto suas características físicas e mentais lhe possibilitarem.
ATENDIMENTO DE ARTES
Atendimentos com a pedagoga formada em Artes são atendidos por turmas.
O objetivo desta modalidade é estimular a criatividade, trabalhar coordenação motora através de jogos, histórias, dramatizações e confecção de trabalhos: visuais, pintura, desenho, dobraduras, recorte, colagem, danças, músicas e a utilização do corpo como forma de expressão artística. Sempre observando a iniciativa e o intelectual de cada indivíduo.
ATENDIMENTO DE MÚSICA
Atendimentos com o profissional da área da música são atendidos por turmas e individual.
Nesta modalidade temos como objetivo estimular a relação som corpo, visando o enriquecimento da comunicação oral, corporal e comportamental. Possibilitando a exploração de canções, melodias e músicas de acordo com o gosto musical de cada indivíduo ou do grupo. É importante também incentivar o canto, para ampliar as possibilidades de comunicação vocal, auto conhecimento e auto-estima.
ESTIMULAÇÃO PRECOCE
Segundo o Ministério da Saúde, a estimulação precoce é um programa de acompanhamento e intervenção multidisciplinar em bebês e crianças pequenas que possuam condições de saúde que interfere no desenvolvimento neuropsicomotor.
É importante oferecer para a criança uma variedade de estímulos direcionados para impulsionar o desenvolvimento motor e cognitivo, de acordo com as suas necessidades.
Para obter um melhor resultado a Vida e Arte disponibiliza atendimentos especializados:
Fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, terapeuta ocupacional, musicoterapia e assistência social.